segunda-feira, 17 de abril de 2017

OPINIÃO - A VITÓRIA DA FIST CONTRA A PREFEITURA DE NITERÓI


Foto:Bruno Morais/Coletivo Pandilla/Imagens do Povo


Desde o Governo Jorge Roberto da Silveira que as sucessivas administrações da Prefeitura de Niterói vêm tentando colocar os antigos moradores da Ocupação Mama África, filiada à FIST-Frente Internacionalista dos Sem-Teto, para fora de suas casas no bairro de São Domingos como, aliás, fizeram com outras ocupações, sob o discriminatório e torpe argumento de que pobre não pode morar em bairro nobre. Nada tão repugnante e contraditório, pois o bairro leva o nome do fundador da Ordem dos Pregadores(OP) que tinha a pobreza como ideal evangélico e vivia de esmolas, sendo que outro frade desta ordem, Santo Tomás de Aquino disse que a terra é de quem nela vive e trabalha.

Deram azar, pois tanto o ex -arcebispo de Niterói, Dom Alano Pena, que intercedeu pelos moradores, quanto o advogado que os patrocina e que esta subscreve, são dominicanos, cada qual em sua posição. Sucessivas derrotas na Justiça foram infringidas à Prefeitura, sendo que em duas audiências públicas no Clube de Diretores Lojistas, no governo anterior do atual prefeito Rodrigo Neves, em contraditórias e mentirosas afirmações, já que sempre recorreu , prometeu que não incomodaria mais os posseiros. Bravata pura, pois foram vários os recursos derrotados chegando agora até o Supremo Tribunal Federal – STF , onde foi confirmada a derrota através da negação de Recurso Extraordinário em Agravo exarado pelo Ministro Luís Roberto Barroso.

É lamentável que uma Prefeitura que foi dos Partido dos Trabalhadores seja tão contra os pobres, se posicionando contra a sábia posição de outro Doutor da Igreja, Santo Ambrósio, que diz que é da avareza que nasce o direito de propriedade. Recentemente, o prefeito, querendo se esconder das contradições do PT, mudou-se para o Partido Verde ,revelando-se  uma saída ainda pior, pois se trata de um partido que ajudou a infringir o golpe que destituiu o pífio governo de Dilma.


André de Paula é advogado da Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST) e membro da Anistia Internacional.


Contatos:
Celular/whatsapp: (21) 99606-7119
Correio eletrônico: fist17@gmail.com
https://www.facebook.com/frenteinternacionalista.fist
http://fistrj.blogspot.com.br


Foto:Bruno Morais/Coletivo Pandilla/Imagens do Povo

** Abaixo, endereço eletrônico de belíssimo relato sobre a ocupação Mama África:
http://rioonwatch.org.br/?p=13408

Nenhum comentário: